quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fotojornalismo Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa

O fotojornalismo é uma actividade singular que usa a fotografia como um veículo de observação, de informação, de análise e de opinião sobre a vida humana e as consequências que ela traz ao Planeta. A fotografia jornalística mostra, revela, expõe, denuncia, opina. Dá informação e ajuda a credibilizar a informação textual. Pode ser usada em vários suportes, desde os jornais e revistas, às exposições e aos boletins de empresa. O domínio das linguagens, técnicas e equipamentos fotojornalísticos é, assim, uma mais-valia para qualquer profissional da comunicação.

Há vantagens em estudar fotojornalismo nas universidades e demais escolas onde se ensina comunicação. Em primeiro lugar, como se disse, dominar as linguagens, técnicas e equipamentos fotográficos permite a qualquer profissional da comunicação usar expressivamente a fotografia, num mundo em que crescentemente
se lhes exige a capacidade de dominarem as técnicas e linguagens de diferentes meios (inclusivamente devido à concentração das empresas jornalísticas em grandes grupos multimediáticos). Em segundo lugar, a fotografia digital e os progressos nas telecomunicações e na informática trouxeram ao fotojornalismo grandes
potencialidades no que respeita à velocidade, à maneabilidade e à utilização da fotografia em diferentes meios e contextos.

Este pequeno livro é, em consequência, dedicado a todos aqueles que desejam compreender e dominar os princípios básicos do fotojornalismo, profissão que há mais de um século tem fornecido à humanidade a capacidade de se rever a si mesma e de contemplar representações do mundo através de imagens chocantes,
irónicas, denunciantes, empáticas ou simplesmente informativas.

Em especial, é dedicado aos estudantes de jornalismo e comunicação, pois entre eles estão os jornalistas e fotojornalistas de amanhã. É objectivo deste livro contribuir não só para valorizar o fotojornalismo na Academia mas também para compensar as lacunas existentes no panorama editorial em língua portuguesa. O fotojornalismo ajuda a vender jornais e revistas, leva milhões de pessoas a exposições e fornece ao mundo foto-livros de qualidade, beleza, interesse e potencial informativo extraordinários. Pode-se, assim, classificar como injusto que uma actividade tão interessante, multifacetada e com tanto impacto como é o fotojornalismo não adquira um relevo correspondente, quer nas universidades, quer entre os editores.

O presente livro é uma obra de iniciação ao fotojornalismo para explorar, preferencialmente, com o auxílio de um professor. Tanto quanto possível é orientado para a prática. Em consequência, não se deve procurar aqui profundidade teórica. É também um livro mais orientado para a linguagem fotográfica do que para técnicas, equipamentos e trabalho laboratorial. A qualidade, performance e facilidade de utilização das modernas máquinas fotográficas e do software de tratamento de imagem torna mais importante conhecer e dominar as linguagens do que os equipamentos.

Acabo este prólogo como o iniciei: a compreensão da linguagem fotográfica e da sua aplicação no campo do fotojornalismo abre novas capacidades expressivas ao estudante de jornalismo e comunicação e dá-lhe um trunfo profissional. Se este livro contribuir para abrir novos caminhos aos futuros jornalistas e comunicólogos, então o esforço que conduziu à sua publicação terá valido a pena.

Texto de: Jorge Pedro Sousa
Publicado em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...