sexta-feira, 25 de maio de 2012

NERDS X GEEKS: As diferenças entre essas duas tribos


Nerd e geek: duas tribos diferentes que são confundidas por muitos, mas possuem diferenças fundamentais que podem ser vistas em seus hábitos diários.

Por:
Vitor Resende

Ser nerd e ser geek. Dois adjetivos que, para muitos, significam a mesma coisa: uma pessoa viciada em jogos, animes e que, geralmente, é reclusa da sociedade. Todavia há uma distinção entre as duas coisas: o nerd “quadrado” de antes, no estilo norte-americano não existe mais.
          Nerd seria aquele que possui um interesse extremo e obsessivo com livros e estudos, é introvertido, tem dificuldade para se relacionar socialmente e possui diversas habilidades as quais foram mais desenvolvidas pelo gosto por games, filmes, ciência e computadores de um modo geral.
          Já os geeks seriam aqueles que possuem interesses e estilos de vida mais centrados do que os nerds, tornando-se, inclusive, especialistas naquilo que gostam. Seus gostos pessoais incluem, entre outras coisas, videogames, filmes, mangás, animes, chegando a comprar tudo o que for relacionado ao seu universo.
          Segundo o estudante de Engenharia Elétrica Otávio Bertozzi Jr., “os geeks tem um fascínio muito grande por internet e por jogos, mas são mais abertos para a sociedade de um modo geral em relação aos nerds, que são, geralmente, mais reclusos”. Ainda segundo o estudante, “os geeks muitas vezes têm fascínio por algumas coisas com mais intensidade do que as outras pessoas”.
          Na maioria de eventos para geeks, os interessados são do sexo masculino. Todavia Otávio diz: “Em alguns eventos, como os encontros de otakus [fãs de animes], existem muitas meninas, que se vestem de cosplays [fantasiam-se de personagens de seus animes preferidos]”.
          Um dos eventos da Unesp de Bauru que contempla grande número de geeks e de otakus é o Unesplay, que ocorre quinzenalmente às quintas-feiras na sala 53 da FAAC. O evento reúne mangás; bottons de animes, bandas etc; videogames novos e antigos e, até mesmo, futebol de botão que pode render muitos brindes aos participantes. Um dos responsáveis pelo encontro dos geeks unespianos, o estudante João Paulo, de Relações Públicas, diz: “Geek é aquele que gosta mais de coisas tecnológicas, tem vários gadgets em iPhone, iPad, diferentemente do nerd, mas isso não significa dizer que este estaria mais isolado da sociedade. Depende muito da pessoa.”

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...